Existe um lugar neste nosso imenso Brasil que o Brasil não conhece: o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no extremo oeste paranaense, na fronteira com Argentina e Paraguai. É um espetáculo assombroso, impressionante, maravilhoso da Natureza. Entretanto, nos três passeios que fiz (cataratas brasileiras, cataratas argentinas e parque das aves), vi muito mais turistas estrangeiros que brasileiros – por isto o título deste texto. Muita gente, quando se fala em Foz do Iguaçu, só se lembra de compras no Paraguai e na Argentina. Conheço gente que já foi lá várias vezes, entretanto não conhece esta verdadeira maravilha da natureza, enquanto montes de turistas europeus e norte americanos viajam milhares de quilômetros para conhecer aquele pedaço do Brasil. Já na escala no Rio de Janeiro, a última antes da chegada, quase todos os passageiros embarcados eram europeus e norte americanos, e o vôo seguiu completamente lotado. Nos parques, estrangeiros em massa e muito poucos brasileiros.
O parque nacional da cataratas brasileiro e o argentino impressionam os visitantes de maneiras diferentes, embora parecidas. No brasileiro, uma visão geral das quedas d’água, com a possibilidade de quase entrar em algumas delas. A trilha por dentro da mata, com vários pontos de observação das cataratas permite uma visão panorâmica deslumbrante. Além disso, em toda a extensão da trilha, os quatis passeiam sem nenhuma cerimônia entre as pessoas, proporcionando uma atração extra neste passeio imperdível. Já no lado argentino, o passeio começa com uma viagem de trem por dentro da mata, até o início de uma passarela. Esta passa sobre braços do rio e muitas pequenas ilhas, até chegar quase dentro da principal queda d’água do parque, a “Garganta del Diablo”. Além disso, milhares de borboletas de todas as cores e muitas aves contribuem com o espetáculo. Para quem gosta de aventura, em ambos os lados do parque, pode-se fazer uma caminhada mais longa pela mata, de alguns quilômetros; ou ainda fazer um passeio de barco, navegar nas corredeiras, fazer rapel, arvorismo etc – passeios para todos os gostos.
Outro local muito interessante, que fica exatamente em frente à entrada do parque brasileiro, é o Parque das Aves. É um pedaço da floresta com vários viveiros integrados à vegetação, cada um dedicado a um ecossistema (pantanal, amazônia, savana africana etc) ou a alguma espécie importante, como é caso das harpias, das ararajubas, papagaios etc. Um atrativo interessante é que vários desses viveiros podem ser visitados por dentro, permitindo interação direta com as aves, que muitas vezes se deixam até tocar. No fim da trilha, pode-se tirar fotos com uma arara canindé e um tucano, ambos muito dóceis.
Quando houver oportunidade, não deixe de conhecer. Ou volte lá, que sempre vale a pena. Conheça o Brasil!
Para conhecer mais:
http://www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br
http://www.cataratasdoiguacu.com.br
http://www.parquedasves.com.br