segunda-feira, 30 de julho de 2012

Xingó e rio São Francisco



Fantástico! Não há outra palavra para descrever o que vi no Xingó.

Fui participar, neste fim de semana, de um encontro do Cremal e do Cremese em Xingó, na cidade de Canindé do São Francisco, Sergipe. No sábado, fomos almoçar em Piranhas, Alagoas, no restaurante Flor de Cactus, que tem uma ótima cozinha, mas o melhor é a vista espetacular da cidade de Piranhas e uma curva do rio São Francisco. Vale a pena visitar. O hotel próximo, Pedra do Sino, tem um ótimo site - veja aqui.

Em Piranhas, dá a impressão que vamos encontrar Lampião e seu bando na próxima esquina. Tudo na cidade lembra Lampião, que passou por lá várias vezes e foi morto lá. A sua cabeça, junto com a de Maria Bonita e todo o bando, foi exposta na escadaria da prefeitura da cidade.

No domingo de manhã, subimos o São Francisco em um catamarã, visitando o canion do rio, que hoje serve como reservatório da usina hidrelétrica de Xingó. Passeio extremamente agradável! A vista no caminho, entre Sergipe e Alagoas, até o lago São José, formado após a inundação do canion, é maravilhosa. Depois, o caminho segue dentro do município de Delmiro Gouveia, Alagoas, onde passamos por um pequena gruta escavada no paredão, com uma pequena imagem de São Francisco. Mais à frente, fica um pier de atracação, onde se pode tomar um banho refrescante no rio, a uma profundidade de mais de 5 metros. Quem quiser, pode alugar uma canoa e explorar um pequeno braço do canion, e ver os desenhos na rocha do paredão, muita vegetação e mais uma homenagem a São Francisco.



Nesse pier, foram gravadas várias cenas da novela Cordel Encantado, da Globo, como o porto de Brogodó.

Foi pena que não tivemos tempo de visitar a usina por dentro, mas fica para a próxima visita. Em Canindé, fica ainda o Museu Arqueológico do Xingó, com o resultado das escavações do sítio arqueológico que foi inundado pela barragem.

Quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. O Nordeste não é só litoral, não. Vá visitar!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e pela visita. Seja sempre bem vindo(a)!