quarta-feira, 11 de maio de 2016

O Brasil não é um país sério





Esta frase teria sido dita pelo General Charles de Gaulle, presidente francês em 1962, no contexto de uma contenda entre França e Brasil por causa da pesca da lagosta em águas brasileiras por barcos franceses. O Brasil não é um país sério. E ele tem razão até hoje.

No dia 09 de maio de 2016, o presidente interino da Câmara dos Deputados, deputado Waldir Maranhão, protagonizou um dos espetáculos nonsense e de oportunismo como há muito não se via: ele tentou anular a sessão da Câmara dos Deputados que decidiu pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef, depois da sessão encerrada e do processo já estar tramitando na outra casa do Congresso, o Senado Federal. Uma trapalhada daquelas! Primeiro, porque ele não pode, mesmo como presidente em exercício, anular uma sessão plenária; somente o plenário da Câmara é que poderia fazê-lo, e por maioria absoluta. Segundo, porque o processo já foi enviado ao Senado e já está tramitando lá; somente o Senado, se detectasse alguma falha processual, é que poderia devolver o processo para correção.

Como reação imediata, o seu partido, o PP, já marcou reunião para expulsá-lo da legenda e a própria Câmara dos Deputados deve abrir processo de cassação do mandato contra ele.

Que razões obscuras teriam levado o deputado Waldir Maranhão a tomar tal atitude destemperada e intempestiva? Nas vésperas do anúncio desta medida, revogada em 12 horas, tal a repercussão negativa que gerou na Câmara e na sociedade brasileira, o deputado presidente interino visitou longamente o ex-presidente Lula e o advogado geral da União. O que teriam conversado?

Até quando daremos razão ao general Charles de Gaulle?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e pela visita. Seja sempre bem vindo(a)!