domingo, 17 de setembro de 2023

Bento e Bernardo

 


Olá, meu leitor!

Depois de quase um ano de muito trabalho e pouco tempo para escrever, estou de volta. Senti a necessidade de escrever sobre essa imensurável e inimaginável arte de ser pai.

Pra começo de conversa, não existe manual de instruções como ser pai – só se aprende na prática – e não é nada fácil.

Quando eu e Patrícia nos casamos, em 2008, perdemos duas gravidezes, de forma espontânea. Viajamos, rimos muito, trabalhamos bastante, fomos enfrentando conforme a música da vida.

Somente em 2016, nosso primeiro filho, o Bento, nasceu. Tão pequeno e frágil, mas ao mesmo tempo forte como um touro, foi ele quem nos ensinou os primeiros passos desta difícil missão.

Os primeiros passos, os primeiros sorrisos, os progressos diários, as brincadeiras, as primeiras palavrinhas - quando chamou papai pela primeira vez, o coração quase sai pela boca. As visitas aos nossos pais, agora avós. Bento teve a sorte de ainda conviver, mesmo que brevemente, com meu pai. Ainda tem as duas avós para amar e ser amado.

A alegria que eles ficam quando o pai chega em casa, cansado do trabalho, compensa todo o cansaço, todo o stress do dia a dia. E também aquele chororô quando temos que sair para trabalhar: papai, papai...

Depois, a escola, as primeiras letras, os números, os intermináveis trabalhos, os primeiros amigos, a vida social mais intensa que a nossa. E a gente ali, junto, vibrando. As festas do dia dos pais, que derretem mesmo os corações mais empedernidos pela vida.

Quando Bento já estava com 5 anos, quando nem esperávamos mais, no meio da pandemia do covid19, lá veio outra surpresa: Bernardo.

Começou tudo de novo: acordar de noite para trocar fraldas e dar leite, o primeiro sorriso, as primeiras palavrinhas, a precocidade típica dos filhos mais novos, que têm um professor eficientíssimo para ensinar as traquinagens - e como eles aprendem!

Cada filho é único, tem o seu jeito, a sua personalidade, e a gente aprende a amar cada um do seu jeito. Quando soubemos que Bernardo estava a caminho, surgiu aquela dúvida no coração do pai de, agora, dois filhos: será que eu vou conseguir amar o segundo como amo o primeiro? Será que eu vou amar menos o primeiro para sobrar algum amor para o segundo? Nada disso.

O amor não diminui nem divide, só soma e multiplica. Impressionante como a gente se surpreende com a capacidade de amar de forma tão intensa nossos filhos, quantos sejam, e o amor é o mesmo com todos e com cada um. A melhor definição que li sobre os filhos é que eles são o nosso coração batendo fora do peito.

E assim, as fases da vida vão se sucedendo, e vamos aprendendo que a felicidade é feita de todas essas coisas da vida. Felicidade não é o destino, é a viagem. É poder olhar pra trás e ver que cada momento valeu a pena...

Até a próxima!


Um comentário:

  1. Cada filho, um presente diferente! Com certeza esses dois já nasceram predestinados, pois os pais são especiais: católicos e amorosos. Que Deus os cubram de bençãos e que vcs continuem sendo luz no caminho de muitos!🙏🏽🙏🏽🙏🏽💫

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e pela visita. Seja sempre bem vindo(a)!