segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cesare Battisti e a diplomacia brasileira

Cesare Battisti e a diplomacia brasileira




Sinceramente, eu esperava mais do Lula. O caso Cesare Battisti foi um tiro no pé da diplomacia brasileira.

Primeiro, por abrigar um fugitivo da justiça italiana, já condenado à revelia em seu país pelo assassinato de 4 pessoas;

Segundo, por conceder asilo político a esse mesmo fugitivo mesmo sem ter motivação clara, a não ser ideológica, confundindo política e ideologia partidárias com ações de Estado, o que é gravíssimo;

Terceiro, por ter negado a extradição de um cidadão italiano, condenado pela justiça de seu país por crimes cometidos em seu próprio território;

Quarto, por ter desrespeitado acordos internacionais de extradição com a Itália, que muito acertadamente, numa demonstração clara do descontentamento e desrespeito sofridos, chamou de volta o seu embaixador, o que quase equivale ao corte de relações bilaterais – os dois países têm uma longa história de cooperação e amizade que está sendo maculada por esse ato infeliz do governo brasileiro.

Que coisa! Deixem a Itália cuidar de seus cidadãos! Se fosse o contrário, o PT e o governo brasileiro já teriam protestado aos quatro ventos. Pra que ficar com esse assassino aqui? Mandem-no de volta e acabem com isso! Fora Cesare Battisti!

3 comentários:

  1. Finalmente, quase 4 anos depois, alguém tomou uma providência contra esse terrorista: a juíza federal Adverci Rates, da 20ª vara federal de Brasília, mandou deportar esse elemento por entender, acertadamente, que ele não tem direito a visto e nem a asilo por ser criminoso condenado por crime doloso em seu país, a Itália.
    Espero que a ordem seja logo cumprida! Parabéns, meritíssima!
    Li aqui:
    http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com.br/2015/03/justica-manda-deportar-assassino.html

    ResponderExcluir
  2. E hoje o presidente Temer fez o que se esperava: mandou extraditar Cesare Batisti.

    Que ele cumpra a pena merecida em seu país.

    ResponderExcluir
  3. Mais um round desta luta: tudo indica que o STF decidirá o óbvio, que a decisão de conceder asilo político ou mandar extraditar um estrangeiro non grato é atribuição do residente da república.
    E o presidente eleito, Jair Bolsonaro, já declarou mais de uma vez que extraditará o terrorista Cesare Battisti assim que possível.
    E já vai tarde!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário e pela visita. Seja sempre bem vindo(a)!