Estive na semana passada em Paulo Afonso, Bahia, participando de um encontro de atualização médica, promovido pelos conselhos de medicina de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. O encontro foi muito bom, com muitos médicos participando ativamente.
Paulo Afonso é uma cidade jovem, planejada; tem 56 anos e cerca de 150.000 habitantes. A cidade nasceu por causa da construção da hidrelétrica. Paulo Afonso é uma ilha, formada pelo canal que abastece a usina e o rio São Francisco, 100% saneada e abastecida com água de boa qualidade, ruas largas e bem sinalizadas, com muitas áreas verdes e nenhum prédio muito alto, o que confere boa qualidade de vida. Tem comércio forte, faculdades privadas, indústrias e muitas opções de lazer, como a prainha formada na margem do lago, parque aquático e vida noturna agitada. A cidade vai sediar um campus da universidade federal do vale do São Francisco, inclusive com um curso de medicina.
A visita à barragem é obrigatória e imperdível. A vista do canion do São Francisco é belíssima, fazendo a divisa entre Alagoas e Bahia.
O calor sertanejo é forte! O tempo estava muito seco e a temperatura muito alta, o sol causticante; o rio, claro, quase seco. A cachoeira, que em épocas de chuva dá um espetáculo inesquecível, estava fraquinha, fraquinha, mas ainda assim vale a pena a visita.
Se continuar como está, o rio São Francisco vai morrer. Para piorar, ainda estão querendo tirar mais água do rio para fazer transposição - na minha humilde opinião, acho que isto não vai dar certo, se o volume de água continuar baixo como está.
Coloquei aqui algumas fotos e dois vídeos que fiz das quedas de água da usina. Vale a pena a visita!
Para saber mais:
http://www.pauloafonso.ba.gov.br/turismo/
Até a próxima!
Lindos vídeos Primo! Deus o abençoe! Obrigada por compartilhar com todos essas riquezas da natureza - presente do bom Deus!
ResponderExcluirLinda cidade e a visita ao canion do São Francisco é maravilhosa!
ResponderExcluir