sábado, 2 de agosto de 2014

Luiz Gonzaga



Vinte e cinco anos atrás, 2 de agosto de 1989, morria um gênio da música nordestina e brasileira, mestre de gerações de artistas e ídolo do Nordeste: Luiz Gonzaga, o Gonzagão.


Nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento, em Exu, Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912 e morreu no Recife, no dia 02 de agosto de 1989.

Autor de clássicos imortais, como Asa Branca, Xote das meninas, Juazeiro, Baião e tantos outros, sozinho ou com grandes parceiros, como Zé Dantas e Humberto Teixeira. Deixou seguidores e descendentes musicais, como seu filho Gonzaguinha e seu discípulo predileto, Dominguinhos.

Fez gravações inesquecíveis ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho e tantos outros.

Gonzagão também marcou minha vida musical: uma das primeiras músicas que aprendi a tocar no violão foi Asa Branca, e várias outras são sempre pedidas e lembradas quando estou tocando violão com os parentes e amigos. A frase de abertura deste blog é de uma música dele, Vida de viajante: "minha vida é andar por este país..."

Fica aqui a minha humilde homenagem ao mestre Gonzagão.

 Encontrei este site muito bom sobre Gonzagão, vale a pena a visita:

http://luizluagonzaga.com.br

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e pela visita. Seja sempre bem vindo(a)!