segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

MEDICINA E VIDA 24 DEZ - FERNANDO MAIA



Meu amigo irmão Gérson Odilon me fez uma bela surpresa: convidou-me para voltar ao seu programa, para falar sobre a atual tripla epidemia (dengue, zika e chikungunya) e depois me botou para tocar e cantar.

Espero que gostem, como eu gostei. Grande abraço!




sábado, 5 de dezembro de 2015

Operação Lava Jato: o cerco está se fechando...



Minha alma cívica, que é uma otimista incorrigível, está vivendo uma ansiosa e feliz expectativa pelos dois processos de impeachment que se aproximam e, se Deus quiser, culminarão com a saída antecipada e exclusão por oito anos da vida política do país de duas figuras nefastas da nação: Eduardo Cunha e Dilma Roussef.

Os desdobramentos da operação Lava Jato, conduzidas de forma exemplar pelo juiz federal Sérgio Moro, já levaram a prisão de figuras importantes da vida nacional dos últimos anos, como políticos de vários graus, empresários, tesoureiros de partidos e até um Senador da República no exercício do mandato.

Espero que as prisões continuem e que o cerco continue a se fechar em torno dos verdadeiros mentores do maior esquema de corrupção da história deste país.

Não tenho falsas esperanças que algum salvador da pátria apareça para acabar em um passe de mágica com a corrupção do país, mas pelo menos precisamos tirar urgentemente este grupo político que está dilapidando o país há 13 anos - triste coincidência numérica...

Está faltando alternância de poder no Brasil. A alternância é extremamente saudável para a governabilidade e para as instituições nacionais. Mas estaremos sempre sujeitos a ventos e tempestades, mas precisamos mudar já, agora, imediatamente...

E mais: não podemos deixar de ser uma democracia, embora esta seja como uma jangada: não afunda, mas a gente sempre está com os pés molhados... qualquer ditadura, de qualquer matiz ou característica, é ruim - não podemos permitir retrocessos!

A História vai se desenrolando diante de nossos olhos. Quem viver, verá...



segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Gramado e Canela






E lá vou eu de novo! Estive nesta semana em um dos lugares que ainda não tinha estado, mas que queria muito conhecer: Gramado e Canela, na serra gaúcha.

Que lugar fantástico! Não há outra palavra para descrever o conjunto de belezas naturais, atrações turísticas e qualidade de vida dessa região do país, colonizada por alemães, italianos, portugueses e suíços.



Primeiro, o clima de montanha, com temperaturas mais baixas no inverno, convidativas a apreciar um bom foundie e um vinho, além de outras delícias da culinária gaúcha, como o indefectível churrasco. Não deixe de experimentar o café colonial, farto e delicioso. E o chocolate? Haja estômago...



A natureza exuberante e preservada, com muitas flores e vegetação robusta. Dois lugares que não podem deixar de ser visitados: o Lago Negro, cujo nome resulta da vegetação trazida da floresta negra, na Alemanha, plantada nas suas margens; outro lugar imperdível é o parque do Caracol, com corredeiras e duas quedas d’água de tirar o fôlego, que podem ser vistas nestes vídeos que postei aqui no final. Não deixe de fazer a trilha que passa pelas principais cachoeiras e corredeiras. Aprecie a natureza sem moderação. Perfeito para uma pausa restauradora da agitação da vida moderna.






 Outro ponto que encanta o turista: a hospitalidade e o cuidado com a cidade. Tudo muito limpo e organizado, não há lixo nas ruas, as pessoas são educadas e sabem dar informações. A arquitetura das casas e monumentos é semelhante a das pequenas cidades no interior da Alemanha. A catedral de Canela, toda de pedra, tira o fôlego, com suas torres muito altas.



Existem várias outras atrações, como o museu de cera, com várias personalidades mundiais, o museu das motos Harley Davidson, o dos carros antigos, o museu do vapor, o passeio de trem maria-fumaça - ufa! - diversão para toda a família! Uma que me encantou foi o mini mundo, com réplicas de várias cidades da Europa, com trenzinhos, navios, carros, aviões - muito interessante!



Quando tiver oportunidade de visitar, não perca. Eu quero voltar logo, logo.

Para saber mais:





Grande abraço!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Petrolina, Juazeiro e o Velho Chico




Petrolina, Juazeiro,
Juazeiro, Petrolina,
Todas duas eu acho
Uma coisa linda
Eu gosto de Juazeiro
E adoro Petrolina...

Salve, meu leitor!

Estive no último fim de semana em Petrolina, participando de um congresso médico. Que cidade arretada! Muito arrumada, avenidas largas, comércio forte, e a orla do São Francisco, que beleza! Do outro lado, Juazeiro, menorzinha, mas muito bonita também. E no meio, dividindo as cidades e Pernambuco da Bahia, o Velho Chico, imponente, tão maltratado, meio seco, mas ainda esplendoroso...

Em Petrolina, come-se bode de todo jeito: assado, cozido, frito, ensopado, pizza de bode, linguiça de bode - só não vi sorvete de bode... Lá tem uma rua que só tem restaurantes que servem bode de todo jeito, é o Bodódromo. Muito interessante!

Como toda cidade do sertão, muito quente de dia. Lá, vi, no calor do meio dia, uns passarinhos aproveitando a sombra de um poste - pense num calor! De tarde, quando se desliga o termostato natural, a temperatura cai para uns 20°C; friozinho gostoso, para compensar...



O forte da economia é a produção de frutas para exportação e vinícolas que atendem o Brasil e o exterior. Quem dá essa riqueza é o rio, ao fornecer a água abundante para irrigação. Enquanto o homem não acabar com tudo...

Outro ponto forte é a produção de energia elétrica, com várias usinas hidrelétricas, que abastecem todo o Nordeste.

Vale a pena visitar, antes que acabem com tudo. Venha conhecer o Brasil!

Para saber mais:

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Petrolina

http://www2.juazeiro.ba.gov.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Juazeiro_%28Bahia%29


terça-feira, 7 de julho de 2015

Acará bandeira 01


Olá, meu leitor!

Este video é do casal de acará-bandeira, do meu aquário. Eles já botaram ovos várias vezes, mas como estão em um aquário comunitário, acabam não alcançando sucesso.

Mas que é bonito de ver, é...

Obrigado pela visita!




sexta-feira, 22 de maio de 2015

Brasil: mais médicos, pátria educadora e os cortes do orçamento



Olá, meu leitor!

Não sei porque assisto telejornais e ainda me espanto com as coisas, mas agradeço a Deus por não me tirar a capacidade de indignação!

Nada é tão ruim que não possa piorar, mas o governo brasileiro consegue se superar dia a dia. Depois das péssimas notícias sobre o endurecimento das regras para obter o seguro desemprego e das aposentadorias e pensões, as medidas de arrocho fiscal anunciadas hoje foram escandalosas. Pasmem: o governo cortou 11,77 bilhões da Saúde e 9,42 bilhões da Educação! Cortam exatamente em duas pastas essenciais e que foram bandeiras de campanha da reeleição da presidente, com os famigerados programas mais médicos e pátria educadora! Houve ainda outros cortes, que somaram quase 70 bilhões de reais.

Como já era esperado, o governo também anunciou a redução da previsão do PIB em 1,2% e o aumento da expectativa da inflação para mais de 8%; mas quem faz supermercado sente, no bolso, que o aumento real é bem maior que isto.

Entretanto, o programa bolsa-família, grandemente responsável pela eleição da Dilma e do Lula, manteve seus recursos, claro! Este programa, junto com o grande número de votos brancos, nulos e abstenções eleitorais, foi o principal responsável pelas eleições de Dilma e Lula.

Até quanto teremos que sofrer para perceber as consequências das nossas escolhas eleitorais?

domingo, 17 de maio de 2015

A pressa da vida moderna



Olá, meu leitor!

Depois de uma semana agitada, um pouco mais que o habitual, parei para refletir sobre algumas coisas que percebi já há algum tempo, mas que agora senti a necessidade de externa-las: a pressa e a ansiedade da vida moderna.

Li recentemente um artigo muito interessante, publicado na revista Lusófona de Estudos Culturais, publicado por Martins, JC et al, onde é citado Beriain (2008), que diz que "a pressa é um dos fenômenos preocupantes da vida moderna. A aceleração produz um novo tempo social que comprime o tempo em modos de vida hiperacelerados, em que a velocidade assume a condução da vida do ser humano atual, ao ser capaz de propiciar ao sujeito emoções intensas" (Vol. 1, n. 2, pp. 304-320, 2013).

Quando ainda estava no colégio, entre os anos 70 e 80 (até 1987, para ser exato), os computadores eram máquinas ainda arcaicas, do tamanho de uma sala de aula, e que não faziam nem a metade do que faz hoje um tablet. As telas eram minúsculas, monocromáticas, não tinham caixas de som, a gente tinha que armazenar informações em fitas cassete ou em disquetes 5 1/4. Um joguinho besta, mais simples que o come-come do Atari era armazenado em 4 ou 5 disquetes, incrível!

Mas os professores nos diziam que, no futuro (quando nós, estudantes, seríamos adultos), teríamos todos mais tempo livre para desfrutar, porque os computadores fariam quase todo o nosso trabalho. Ledo engano.

Com a chegada dos computadores, a vida ficou muito mais fácil por um lado, mas extremamente trabalhosa por outro. E mais: a quantidade de tarefas que cada um de nós tem que fazer todos os dias é imensamente maior que antes - ou seja, o tempo livre foi pro brejo...

Outro aparelhinho que veio para ficar e que facilita extremamente a nossa vida, impensável há poucos anos: o telefone celular. Hoje fala-se instantaneamente com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Mas tudo tem um preço: o celular é o combustível dos ansiosos e dos preguiçosos mentais. Ninguém mais espera para saber alguma coisa ou falar com alguém mais tarde, tudo tem que ser imediatamente. A gente, hoje, nem pode ir ao banheiro, porque se alguém liga e a gente não atende, é um Deus-nos-acuda. E tem gente com nível de ansiedade mais alto que fica ligando repetidamente até você atender, e quando você o faz, ainda ouve uma reclamação: já liguei tanto, porque não atendeu?

O celular também é a ferramenta dos preguiçosos mentais. Ninguém mais pensa: liga e pergunta. Muitas vezes fico me perguntando como as pessoas têm a coragem de telefonar para perguntar tantas tolices, por preguiça de pensar... e na maioria das vezes, não havia a menor necessidade para a pressa, mas a agitação da vida moderna não deixa ninguém esperar...

Como nada é tão ruim que não possa piorar, inventaram o tal do whatsup. Meu Deus, que inferno! Tem gente que nem fala mais com ninguém pessoalmente, só pelo telefone. E outra coisa que acho curioso é que a maioria das pessoas aceita como normal e obrigatório que todo mundo tem que ter whatsup. Eu já fui olhado quase como louco, algumas vezes, quando souberam que eu não tenho e não quero ter whatsup. Eu gosto tanto de email, mas quase ninguém mais usa, é pena...

Um preço alto que muitas pessoas estão pagando por causa dessa agitação moderna é depressão, ansiedade mórbida, adoecimento, síndrome de burnout, esfacelamento das relações humanas, mais divórcios e separações, uso de drogas, alcoolismo...

Não sei onde vamos parar com tanta agitação e ansiedade; algumas (muitas) pessoas já pararam na farmácia e compraram seus ansiolíticos para tentar conviver com essa vida maluca. Eu ainda prefiro um bom livro e uma boa música em boa companhia e, de vez em quando, uma escapulida para um lugar tranquilo, senão quem vai ficar ansioso sou eu...

Até a próxima!


domingo, 15 de março de 2015

Quinze de Março de 2015





Que bonito ver o povo na rua, pacífica e ordeiramente, sem baderna, mas firme em suas convicções, pedindo a saída deste governo do PT e o fim da corrupção em nosso país!

O povo brasileiro está cansado de ser enganado, ludibriado e enrolado por políticos que só buscam o enriquecimento pessoal e um projeto de poder pelo poder, sem pensar nem agir em favor do povo que os elegeram.

Ao contrário das pífias manifestações orquestradas e compradas desta sexta-feira 13 de março (em alguns lugares, a imprensa noticiou até o preço da participação: sanduíche de mortadela, R$ 35,00 e camiseta) hoje o povo vestiu as cores do Brasil e empunhou a bandeira brasileira. Não se viram bandeiras vermelhas nem de Cuba. A imprensa marrom vem sempre minimizando a quantidade de pessoas, mas nem é preciso ser matemático para ver que a quantidade de pessoas nas ruas, hoje, é muito maior do que querem dizer os contrários e muito maior do que gostariam os esquerdistas e governistas do momento.

O mote da manifestação foi contra a corrupção; por tabela, veio o fora Dilma e fora PT, além do inevitável fora Lula. Alguns saudosistas querem até a volta dos militares – sinceramente, não gostaria que isso acontecesse, estaríamos trocando uma ditadura por outra. Tenho a convicção que a democracia é sempre melhor; pelo menos temos a oportunidade e o direito de manifestação quando não concordamos com o rumo das coisas. Temos que nos manifestar antes que nos tirem até este direito!

Não é “terceiro turno eleitoral”, como dizem alguns governistas; o povo tem o direito e o dever de protestar e de exigir providências imediatas das autoridades diante de tantas denúncias de corrupção. As pessoas de bem deste país não aceitam mais tantos desmandos e tantas manobras dos políticos para se manter no poder a qualquer custo. O povo não aceita mais tanta irresponsabilidade, tanto “eu não sabia”, tanto descaso com a saúde, a educação, a economia – só para perguntar: onde está a Pátria Educadora? Extinguiu-se com os cortes das verbas das universidades e dos programas de financiamento educacional?

O gigante acordou – será verdade? Aguardemos os próximos passos...

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Maceió paraíso das águas 2



Olá, meu leitor!

Continuando a série sobre as águas de Maceió, vou postar algumas fotos e videos da Barra de São Miguel, litoral sul de Alagoas. Ela fica na barra do rio São Miguel, em frente à praia do Gunga.



Para quem não conhece, é uma praia calma, com área abrigada de ondas por um paredão rochoso, muito frequentada. A faixa de areia das marés é bem grande, o que propicia muitas paisagens interessantes. Nas pedras, há grande quantidade de peixes coloridos.



Pode-se fazer passeios de lancha, catamarã ou mesmo ultraleve, ou simplesmente aproveitar a água calma para um banho relaxante.

Para saber mais:

http://barradesaomiguel.al.gov.br/

http://www.feriasbrasil.com.br/al/barradesaomiguel/


Até a próxima!








quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Maceió, paraíso das águas 1



"Ponta de lápis
 Escrevo o amor à vista
 Viajei de mar acima
 Te encontrei em Maceió..."

Maceió, paraíso das águas: título muito merecido para esta terra tão bela, tão rica em belezas naturais, clima ameno, mar de um azul intenso, lagoas de belezas fantásticas.

Muito já se escreveu e fotografou sobre Maceió; por isso, vou deixar aqui algumas imagens e vídeos feitos por mim, de modo artesanal, usando a câmera do celular, quando visito esses lugares.

Vou começar esta série de postagens com imagens do complexo lagunar Mundaú e Manguaba. O encontro das lagoas com o mar tem paisagens de tirar o fôlego, com ilhas e vegetação nativa ainda razoavelmente preservadas.



Iniciei o passeio de escuna no Pontal da Barra, que segue até o encontro das lagoas com o mar, onde pudemos tomar um banho refrescante. Depois, seguimos margeando as ilhas, observando a fauna e flora dos mangues, ainda abundantes. Uma parada na Ilha do Carlito, para esticar as pernas, tomar um banho de piscina e comer alguma coisa. Depois, seguimos de volta apreciando a vista belíssima.




Para coroar o passeio, almoçamos no Pontal uma deliciosa peixada ao molho de camarão. Que vida dura...



Um abraço, até a próxima!